A escola ainda se mantém tradicionalmente
estruturada, porque apesar das novas tecnologias, as escolas não as utilizam de
maneira que sejam significativa, que acrescente algo a mais para o aprendizado
dos alunos, usando essas tecnologias como aulas de descontração, de diversão e
como aulas para acrescentar no desenvolvimento da aprendizagem. Como aulas
fácies, aulas que não exigem muito planejamento, assim como as aulas que os
professores utilizarem data show, com Power point, vídeos ou com a internet
disponível nos computadores nas escolas.
O avanço só irá ocorrer quando as escolas,
disponibilizarem cursos, conhecimento aos professores quanto ao uso dessas
tecnologias, dar suporte para ter essas mudanças. Geralmente quando essas
mudanças não ocorrem da maneira que a escola planejou, principalmente nas
mudanças pedagógicas, as cobranças são feitas para os professores, Por eles não
ter conseguido utiliza-las de maneira produtiva. Mas como utiliza-las de forma
produtiva se não dão suporte para tal ação.
Temos que utilizar essas tecnologias a nosso favor,
fazer com que estimule os alunos ao interesse, ao saber, a querer aprender, a
sentir uma a proximidade com o professor e demais profissionais da escola, e
tirar esse conceito que o professor é “detentor do saber” e que pode também
saber e interagir com o professor.
Como muitos alunos que conheço, utilizo a internet
diariamente, sempre verificando meu e-mail conectando nas redes sociais, sites
educativos, blogs e vlog. Pois
precisamos sempre nos reciclando e obtendo mais conhecimento e usarmos a nosso
favor.
Por falar em usar em nosso favor, um exemplo para
utilizar a tecnologia em aulas, podemos usar slide com imagens, música, vídeos
que facilite o conteúdo a ser trabalho isso ajuda e enriquece o conhecimento do
aluno.
Assim como utilizar essas tecnologias no processo de
alfabetização e letramento, pois devemos nos adaptar aos novos modelos de
alunos e novos modos de ensinar e aprender.
Mas como educador devemos transformar todas essas
informações em conhecimento, pois não adianta ter tantos aparatos tecnológicos
sem saber utiliza-los ou não tirar nenhum conhecimento disso. Pois queremos
alunos pensantes, críticos e criativos e não só alunos que Twittam, que curtam,
postam e compartilham.
Luara Sparapani
Muito bom, LUARA!!
ResponderExcluirVocê já é uma blogueira de primeira!!!
Bom trabalho!
Obrigada!
ResponderExcluirEstou melhorando!
Olha prima, eu sou um pouco arcaico quanto a métodos de ensino. Creio que a forma lúdica é um tanto quanto vantajosa ao se comunicar com crianças, porém creio que há hoje uma deficiência quanto a compreensão do que se é aprendido. Pegando o ensino da alfabetização como exemplo, vemos que o fato de ler não é apenas dar sequencia em letras e consoantes com seus respectivos sons, é sim um compreendimento quanto com aquilo que está sendo dito. Talvez o foco de deixar tudo muito lúdico e confortável prejudique o desenvolvimento de um individuo que usa sempre dessa ferramenta para o mínimo esforço e não educamos alguém somente para pegar o atalho ali na esquina, correto? Sabemos que cada um tem sua particularidade e desta precisamos prestar atenção, pois como comunicólogos e formadores de opinião, precisamos nos atentar na particularidade de cada para que nossa mensagem seja transmitida de maneira eficaz, sem ruídos e para isso precisamos sempre olhar nosso meio e abranger nossas experiências para tal, lembrando que nem sempre a forma que nos transmitimos é a mais indicada. Por outro lado a informática vem nos mostrando a evolução que as novas gerações desenvolvem de maneira positiva em resposta a mesma, hoje se tem muito mais pro atividade para aqueles que querem aprender de verdade, eles não estão se limitando a ponta do iceberg, se é que você me entende.
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